Como montar um grupo de estudos

study-estudar

O anúncio: Se você não tem vergonha ou tem um amigo mais descontraído peça para ele anunciar a sala que você esta organizando grupos de até 6 pessoas para cada reunião e caso tenham alguma dúvida é só falar com você. Peça também permissão da escola para colocar alguns cartazes nas salas mais dedicadas e dê algum meio para contato nos anúncios.

De atenção as opções: Você precisa de pessoas boas e pessoas ruins em certas matérias, por isso tente regular se há uma combinação legal entre os dois. Nada adianta um grupo inteiro querendo aprender sem nem uma pessoa para ensinar.

Seja a organizadora: Infelizmente todo grupo precisa de alguém para manter a ordem. Por isso deixe claro desde o começo que você está organizando tudo e caso alguém dê problemas sera tirado do grupo. Assim, desse jeito. Não hesite e não dê abertura para criticas não construtivas.

estudar-study

Sem brincalhões: Está bem claro que você tem a decisão final, então se alguém ficar brincando ou fofocando na hora da concentração, diga a pessoa que caso não pare terá de tirar ela e explique o por que. Faça isso com calma e sem estresse. Deixe claro que ali é um lugar para estudar.

Conheça uns aos outros: Desde a primeira reunião peça a cada um que diga seus pontos fortes e fracos em cada matéria e conteúdo. O mais brevemente possível, pois isso ficará mais fácil de perceber com o tempo. Logo em seguida veja o que todos tem mais dificuldade e comecem por ai.

estudar-study-grupos

Ambiente sem distrações: Não adianta marcar esses encontros em shoppings onde vai estar cheio de adolescentes se divertindo, nem mesmo em casa onde tem os pais, os cachorros, os irmãos… Como o negócio é estudar sem fazer baderna prefira parques pouco movimentados ou bibliotecas. O bom é sempre alternar entre os dois e achar o mesmo ambiente em outros lugares.

A harmonia é fundamental: Um terá de ajudar ao outro então é fundamental que essa passagem seja claramente fácil de fazer, não deixe que as pessoas se sintam fora do grupo, vez por outra faça exercícios de dinâmica antes de começarem a colocar tudo no papel. Mantenha também uma pausa pequena para lanchar ou conversar, mas sempre obediente ao tempo estipulado.

Anúncios

2 comentários

Fique a vontade

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s